Buscar
  • Da Mata Salada

Ervas para que te quero, e como te cuido

Morar em cidade é um obstáculo para o bem estar e qualidade de vida. Os fatores são inúmeros mas os principais são: baixa qualidade do ar, poluição sonora, estresse no transito, com o tempo, falta exposição ao Sol para absorção da nossa querida VIT D.

A vida tende a ser mais corrida e fica cada vez mais difícil dar atenção ao que comemos, da onde vem, como melhorar o ambiente que estamos a fim de tornar tudo mais gostoso.


Esse ano tivemos a chance de olhar mais para dentro de casa, para nossas relações e como cuidamos de nos mesmos. Parece loucura mas a humanidade voltou a cuidar mais de si, da saúde e consequentemente da sua casa.


A qualidade do ar é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável. E agora é mais importante do que nunca manter o espaço mais limpo e fresco, para que o ar que respira nos proporcione um ambiente saudável.


Juntamos isso com a possibilidade ter ter uma mini hortinha que conseguimos cuidar melhor agora estando mais em casa. Pronto temos tudo para deixar até nossas refeições mais saborosas.


As plantas além de criarem um ambiente alegre e agradável, graças ao processo de fotossínteses, absorvem Co2 e liberam oxigênio limpando o ar de substâncias contaminantes. Através de um estudo realizado pela NASA em 1989, os benefícios das plantas foram confirmados. Por isso é recomendado e eficaz ter plantas em casa!


Por isso resolvemos montar uma lista de plantas que podem te ajudar a deixar seu cantinho mais agradável!

Acabamos também entrando mais na cozinha, e até mesmo um simples ovo mexido pode ter um toque de manjericão fresco se você seguir as dicas abaixo.


  1. Alecrim

Fica ótimo em praticamente qualquer coisa assada. Na hora que sai do forno vem aquele aroma especial!

Precisa sim de Sol ou de um ambiente muito iluminado. E precisa de espaço: um vaso pequeno não vai segurara muito seu alecrim.




2. Tomilho


O máximo de Sol que conseguir e água a noite! Aguente uma variação boa de temperatura mas cuide da poda, ele gosta de uma atenção quinzenal de poda!



3. Oregano


Pode até ser plantado junto com o tomilho! São muito parecidos e até cresce melhor juntos.

Os cuidados são os mesmos: lembre de podar 1 a 2 vezes no mês para ter mais tempero.



4. Manjericão

O clássico! A dica é deixar mais exposto ao Sol mas não o suficiente para torrar! Você vai saber se esta Sol demais quando o cabo deixar de ser verde e virar madeira e Sol de menos quando as folhas estiverem ficando espaçadas no cabo.

Quanto à água: solo úmido mas não encharcado.



5. Hortelã


De vez em quando a gente sempre quer um chá de hortelã ou colocar na salada. Dica: tomar chá de hortelã no verão ajuda a aguentar o calor. Isso por que a hortelã tem efeito de diminuição de temperatura do corpo e a água quente sinaliza para o corpo diminuir a produção de calor.

A hortelã é a que mais dura na janela das nossas cozinhas: devemos molhar sempre que possível e um ambiente bem iluminado já é o suficiente. Se conseguir 2 horas de Sol direto então: sucesso na certa!


Boa horta e boa sorte na cozinha! Aqui na Da Mata usamos ervas em vários preparos.. O tempero é o segredo de qualquer bom cozinheiro!



60 visualizações0 comentário

Rua Florida 669, São Paulo, Brasil. Telefone: 11973783916  CNPJ - 26 379 558 /0001-13 Inscrição Estadual: 141.366.232.112