Buscar
  • Da Mata Salada

Como assim Dia do Trigo?

Dia 10 de novembro, no Brasil, comemoramos o Dia do Trigo.


Alimento que hoje pode causar arrepios para algumas pessoas, e é crucificado para muitas, o trigo começou a se cultivado por volta de 10.000 a.C.. O início se deu em uma região que hoje corresponde às regiões do Egito ao Iraque, o Crescente Fértil. Eram ingeridos em uma forma de papa e misturados com peixes, castanhas, frutas e água.


O pão foi nascer somente em torno de 6.000 anos depois a partir da observação da fermentação da massa da farinha do trigo. E a partir disso vieram biscoitos adocicados com mel por exemplo.


Imagem 1: Pão de fermantação natural (autor desconhecido)


Tudo indica que o trigo foi importante para o desenvolvimento da escrita uma vez que sumérios criaram a escrita como forma de registrar e controlar o comércio dos excedentes de alimentos, como o trigo. Lá por 2.000a.C os chineses já produziam pasteis e massas com a farinha do trigo.


Hoje está presente no dia a dia dos brasileiros através de diversos alimentos, chegou ao Brasil em 1534 na capitania de São Vicente e o clima quente foi um obstaculo para o cultivo. Foi na metade do séc. XVIII o plantio ganhou força no Rio Grande do Sul. Hoje a produção brasileira chega a 6 milhões de toneladas/ano, além de importar mais 4milhões para consumo interno.


Os maiores produtores no mundo são China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França, e segundo alguns especialistas existem de 12mil a 30mil variedades do grão. A agricultura do trigo é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o milho.


Imagem 2: Pita Chips (Da Mata).


De alguns anos para cá, o trigo foi visto como vilão por conta do glúten, proteína presente também no centeio e na cevada. O glúten é responsável pela elasticidade das massas e para dar maior leveza e delicadeza nos pratos.


O consumo em excesso foi evidenciado por diversos estudo que sim pode causar disfunções intestinais, contribuir para doenças autoimune, entreoutros problemas. Mas devemos compreender que foi fundamental para o desenvolvimento de sociedades e manutenção da espécie humana. O trigo por ser de fácil cultivo é essencial para o combate à fome no mundo todo e deve sim ser celebrado por tal papel nos dias atuais.


Bem que sempre ouvi: nada em excesso faz bem, o ideal é achar e manter o equilíbrio. Um pouco de salada, um pouco de pão, um dia ficamos no sofá, e no outro jogamos bola com nossos filhos sem parar. O que importa é curtir a vida sem deixar de cuidar dela.


O que quero dizer é que o Trigo não é ruim em si, apenas o consumo exagerado dele. Que culpa ele tem? Não vamos ignorar nossa história, vamos diversificar nossa dieta com tantos outros grãos maravilhosos que hoje fazem parte do mundo moderno.


Temos uma salada aqui maravilhosa, a Granonô que conta com varios grãos, entre eles o trigo. Mas como disse, ele apenas completa a combinação do arroz negro, lentilha rosa, feijão moyashi, pistache, semente de girassol. Convidamos você a provar ela e se deliciar.


Imagem 3: Granonô (Da Mata).

58 visualizações

Rua Florida 669, São Paulo, Brasil. Telefone: 11973783916  CNPJ - 26 379 558 /0001-13 Inscrição Estadual: 141.366.232.112