Buscar
  • Da Mata Salada

Benefícios dos Grãos e como consumí-los

Aqui na Da Mata temos uma salada que tem feito muito sucesso: a GRANONÔ. De tamanho médio e vegana, ela é super nutritiva e satisfaz a fome como as saladas grandes.


Não possui nenhum ingrediente de origem animal, uma salada oferece 15g e proteína de fácil absorção(a vegetal). Salada incrível com muitos benefícios, tais como:

. Rica em proteínas, fibras, vitaminas C

. Propriedades antioxidantes,

. Contém grandes quantidades de sais minerais com fósforo, ferro e cálcio, ajudando na formação dos dentes, ossos e sangue,

. As vitaminas do complexo B são essenciais ao crescimento, à boa digestão, infecções de pele e evitam a queda dos cabelos,

. Cheia de fibras, o que ajudam na digestão. O nosso segundo cérebro(intestino) agradece. Isso tem como consequência o controle do açúcar no sangue e colesterol, vai coração!

. A vitamina K colabora para melhorar a coagulação do sangue, e melhora a absorção de cálcio pelo organismo

. Possui luteína, importante para a saúde da visão e da pele. A retina possui altas concentrações de luteína e zeaxantina, carotenoides (responsáveis pela fotoproteção dos olhos).


Os ingredientes: lentilha rosa, arroz negro em duas texturas, semente de girassol, trigo, feijão moyashi, quinoa, pistache, damasco e picles de repolho roxo! Lembrando que esses itens você acha na Minha da Mata também.


Os grãos, como lentilha, feijões, grão-de-bico, como falamos acima, são cheios de nutrientes fundamentais para o nosso organismo, mas a forma como os consumimos influencia diretamente em como aproveitamos dessas substâncias.

Existe um substância chamada ácido fítico, que chamamos de um antinutriente. Ela de liga a nutrientes de forma a diminuir a absorção dos mesmos. E o que foi observado em estudos é que deixando o grão de molho, você força a fermentação do mesmo de forma a neutralizar o ácido fítico. E além disso, por fermentar o grão, evitamos que ele fermente durante a digestão, auxiliando na distensão abdominal, desconforto gástrico, e gases.


O indicado é deixar de 24 horas o grão de molho, trocando a água a cada 6 horas mais ou menos. Caso seja um período muito longo, pode-se deixar por pelo menos 8 horas. Outro truque é ferver o grão e ir trocando a água durante o processo. Assim você diminui o ácido fítico e fermenta o grãos mais rapidamente.


Outra indicação para o consumo de grãos é junto inserir um molho com limão, ou laranja. A razão disso é que a VitC presente em altas quantidades como nas cítricas ajuda na absorção de ferro no nossos sistema.


Esperamos que as informações tenham sido úteis!

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo