01

O que são produtos orgânicos?

São produtos obtidos dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativismo sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos.

 

Ou seja: comida de verdade, produzida por pequenos produtores sem o uso de agrotóxicos.

02

O que são agrotóxicos?

Os agrotóxicos, agroquímicos, defensivos agrícolas, fitossanitários ou pesticidas, são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e plantas daninhas.São vários os tipos e suas funções: inseticidas para combate de insetos, fungicidas para fungos, herbicidas para as ervas daninhas, desfoliantes usados para combate de folhas indesejadas e fumigantes para combate às bactérias.

O Brasil usa cerca de 500 mil toneladas desses produtos por ano, ao custo de 35 bilhões de reais.

03

Orgânicos são melhores para o meio ambiente?

A agricultura orgânica traz ganhos inegáveis para o meio ambiente. Ao contrário da agricultura convencional, não polui o terreno nem mata a vida do solo com produtos químicos. Os defensivos químicos sintéticos usados na lavoura também podem ser prejudiciais em grandes áreas, já que se espalham por meio das chuvas e dos ventos.

Quando consumimos orgânicos, estamos contribuindo para promover o uso de práticas ambientalmente corretas e sustentáveis, como a rotação de culturas, adubação verde, proteção das matas ciliares, promoção da biodiversidade, preservação da vida do solo, dos pássaros, uma multidão de insetos benéficos e também da fauna presente nos nossos biomas.

04

por que intesificamos    nossa comunicação sobre os orgânicos?

É muito importante para nós disseminarmos todo o conceito sobre orgânicos - já que esse é um assunto tão urgente. Trabalhar com um sistema orgânico de produção agropecuária não é simples. Ao contrário, exige muito esforço e uma considerável soma de investimentos, já que a preparação do solo e os cuidados exigidos pela certificação são bem maiores

05

Os orgânicos defendem uma causa

O produtor orgânico é, acima de tudo, alguém engajado em uma causa universal. Acredita que o uso de boas práticas ajuda a construir um mundo melhor. Valoriza a saúde dos seres humanos, dos animais, das plantas, do solo e do meio ambiente. Faz uso eficiente dos recursos naturais e conduz processos biológicos alinhados com a biodiversidade e com o desenvolvimento socioeconômico. Aposta na diversidade de culturas e procura sempre adotar técnicas integradoras. Assume sua responsabilidade social e busca mais qualidade de vida para todos.

Rua Florida 669, São Paulo, Brasil. Telefone: 11973783916  CNPJ - 26 379 558 /0001-13 Inscrição Estadual: 141.366.232.112